quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Francisação e todos os seus complicadores....


Nem sei bem onde começar essa história...Até porque ela virou uma certa "guerra"!!!!

Ok...mas vamos começar pelo começo...

"...era uma vez, em um mundo distante daqui, uma menina linda pensou em ir morar em outro país..."

Desde que começamos a ouvir falar em Québec, ouviamos falar em francisação...
E era algo INACREDITAVEL...
Imagina, estudar frances e ainda receber pra isso...
Bom...essa parte é a pura realidade!!!

Só...que o caminho não é feito apenas de àrvores coloridas e folhas caídas ao chão...
Hà muito além do arco-iris...

Quando chegamos aqui, há 2 meses, logo fomos resolver papeladas e todos os documentos...inclusive fazer a inscrição pra minha fancisação...
E como minha francisação estava apenas para iniciar em Novembro, resolvi fazer um outro curso de frances...
Na verdade, esse curso que to fazendo também é uma francisação do governo...Mas nesse não recebemos nada e é em tempo parcial...

E hoje vejo o quanto foi importante estar "presente" pro governo...

Bueno...Iniciei esse curso em tempo parcial enquanto esperava pra fazer todos os trâmites do outro... Então fui chamada pra fazer o teste oral e escrito, pra ver meu nível... Fiz a inscrição pela internet, abrindo meu dossie... E acreditava que TUDO corria como deveria ser...
Afinal no dossie aparecia quem em BREVE iria ter uma decisão sobre o inicio do curso...

MAS...Tenho uma colega que também é imigrante e tem direito a francisação de tempo pleno...Ela chega semana passada e me pergunta: "onde tu vai fazer a francisação?" Achei estranho ela saber e eu ainda não...afinal chegamos no Québec quase juntas...

Fiquei com aquilo na cabeça...Falei com o marido e resolvi ir atrás... (GRANDE IDEIA)!
Fui pro MICC, orgão do governo responsavel pelos imigrantes...a moça me disse q estava tudo bem e que em breve iria receber minha inscrição...Ok...Acreditei!!!

Passou 7 dias e nada...Perguntei pra uma outra secretária, que olhou uma lista e TCHAN TCHAN TCHAN...meu nome não estava lá!!!! Como não?! Quase tive um treco!!!!

Cheguei na sala de aula APAVORADA!!! Afinal quem é imigrante sabe o quanto é importante a francisação... Falei com minha professora, que não fez cara de preocupada e me disse que isso acontece MUITO.... Como assim?!?!!??!
E o pior...que tinha acontecido com uma Brasileira no semestre passado e ela tinha PERDIDO a francisação!!!! (ai ai ai...)

Voltei pra secretaria e pedi um numero que pudesse ligar...ela me disse mega gentil, que iria ligar pra lá e perguntar sobre meu caso...Beleza pensei, tudo vai se resolver...
No fim da aula fui lá...Ela me disse que meu nome não estava porque iriam me chamar pra próxima francisação...que iria começar ANO que VEM!!! hã??? porque?? porque eu??

Peguei o telefone e pedi pra marido tentar ligar pra la e ver o que podia fazer...enquanto isso, conversei com minha professora...

Santa professora...(até merece um parágrafo só pra ela)
Ela me disse que conhecia uma pessoa influente que poderia resolver meu caso...Disse que ao chegar em casa entraria em contato com ela e iria resolver...
Admito que achei que as coisas não iriam se resolver tão cedo...

Marido não conseguiu falar com Montreal...o que nos deixou mais aflitos...Foi quando, olhando meus e-mails de minuto em minuto, esperando alguma resposta da minha prof...CHEGA A MINHA ADMISSÃO PRO CURSO DE FRANCES EM TEMPO PLENO!!!!
Acredita?!

Bendida hora que abri minha boca pra falar com a prof....bendita hora que ela viu meu desespero...Bendida hora que ela conhecia alguem influente...BENDITA HORA!!! :D

Hoje minha vontade era de pular no colo dela...hahahahhaa Mas fui mais gentil e levei flores! :)
Agradeci IMENSAMENTE!!!!!! E estou agradecida até agora!!! MERCI MERCI MERCI!!!!

Bom... agora parece que o furacão passou...Parece que as coisas andam por rumos certos...Já enviei uns papeis que precisava e já sei onde vou fazer o curso...

Dia 2 de novembro inicio minha francisação em templo pleno...
"Parce que je parle français, mais très peu!" ;)

Ps: Brasileiros imigrantes...cuidado com essa história da francisação, é bom estarmos de olhos BEM abertos...afinal não sou a primeira a acontecer isso...

beijinhos!!

Ps2: Estudar!!!!!! amanhã teste de gramática!!!!

3 comentários:

  1. oi gaby, putz ainda bem q vc conseguiu descobrir a tempo!! ufa! boa francisação pra vc=D p.s. ainda tentando me animar depois do seu recadinho...

    ResponderExcluir
  2. Eu e o Gio ficamos sem francisação! Eu porque consideraram meu nível muito avançado e ele porque demoraria demais pra começar e não dava pra ficar esperando. Ficamos indignados!!!
    Ter que dar jeitinho brasileiro pra conseguir as coisas no Canadá é meio frustrante, não?

    ResponderExcluir
  3. Valeu gabi pela dica e pelo blog. Achei ele uma gracinha ( nao é a gracinha da Hebe Camargo), mas ele ta muito legal mesmo. Olha vc leva jeito. Gros merci, bisous. Luciana.

    ResponderExcluir